UM TEMPLO DE TRADIÇÃO MILENAR
Os ancestrais celtas que viveram mais de 10 séculos antes de cristo, eles celebram o Deus sol e a grande Deusa, a natureza. É da grande Mãe Natureza, segundo os ensinamentos passados de geração em geração, que as bruxas tiram a percepção para os mistérios da vida. Entre os povos celtas, que ocuparam quase toda a Europa, as mulheres detinham o conhecimento da cura através das ervas, a educação e a força da preservação da espécie através da procriação.
Telucama é o nome da casa quer dizer terra, lua, caminhos da magia. O templo tem origem celta portuguesa e chegou ao Brasil em 1917 com Chica Cruz, avó da atual suma sacerdotisa do templo. No Templo Casa Telucama, bruxas e bruxos levam sete anos para ser graduados. Os postulantes usam branco, os iniciados preto. Lá funciona uma escola iniciática de bruxaria tradicional, casa de banhos sagrados e alojamento. Durante o tempo de estudo, todos são livres para continuar ou seguir o próprio caminho.
Os símbolos estão por toda parte. A inspiração vem da natureza. As oferendas vão para os quatro elementos: terra, água, fogo e ar. As vassouras e caldeirões fazem parte do cenário da casa. Tudo tem um significado especial. As bruxas se reúnem em escolas iniciáticas, que chamam de Coven, para estudar, resgatar os valores dos antepassados, proteger os ensinamentos, passar a tradição oral para as próximas gerações. Para as bruxas telucama, bruxaria é força do bem.
Quando o dia chega ao fim, é hora de se despedir do Deus Sol e celebrar a lua com cânticos rituais, em volta do fogo.
A SUMA-SACERDOTISA Graça Lúcia Azevedo, atual Senhora Telucama do Templo Casa Telucama, Localizado em Lauro de Freitas, Bahia.
Herdou o Cargo de Sacerdotisa em Janeiro de 1963, quando tinha 14 anos, poucos dias antes do falecimento de sua avó Chica Cruz, Suma-Sacerdotiza do Templo em Portugal
Graça não continuou com o Templo nesta época, pois buscava outros caminhos dentro da Bruxaria, Em sua primeira viagem a Portugal em que iria buscar as origens na Bruxaria Celta Portuguesa - tradição do Templo Casa de Telucama - Conheceu Rama de Oliveira e Douza Karlinhuek duas Sacerdotisas que seguiu por 15 anos.
No dia 11 de Maio de 1978 o Templo Casa de Telucama foi reaberto e continua a existir até hoje.
Graça é artista plástica e educadora, escreve livros infantis e dirige peças teatrais, além de escrever muitos artigos e textos sobre Bruxaria.
Em relação à verdadeira Bruxaria que visa à valorização do potencial espiritual de cada um costuma dizer: “A verdadeira missão da minha alma é servir de ponte para unir: Passado, presente e futuro, através do instrumento maior e mais complexo da humanidade: O AMOR.”
O TEMPLO CASA TELUCAMA é um espaço sagrado de BRUXARIA TRADICIONAL de origem celta, voltado para a valorização do ser humano, através da iniciação formal, vivências de autoconhecimento, celebrações, cursos, rituais, palestras, que visam levar a viver na BRUXARIA a sua mais pura essência e a reflexão sobre o atual momento da vida, fomentando o despertar da Deusa interior, a sua relação com o mundo enquanto BRUXAS (Os).
ATIVIDADES DO TEMPLO:
-Centramento Interior.
-Vivências com dinâmicas lúdicas
-Massagens diversas
-Reiki
-Meditação e banhos preparados com ervas sagradas.
-Meditação e relaxamento.
-Leitura de Oráculos.
-Banhos com ervas especiais e rituais do alimento sagrado.
UMA(o) GUERREIRA(o) TELUCAMA
Nós desenvolvemos ao longo do tempo, a habilidade de pensar como guerreiras. Acreditamos que é sempre possível insistir naquilo em que acreditamos realmente, mesmo conscientes das dificuldades e conflitos que teremos que viver. A cada batalha de uma escolha, ponderamos todos os recursos mais difíceis primeiro. Analisamos e questionamos as nossas prováveis reações e seus resultados. Observamos os nossos instintos naturais, constatamos os que podem ser controlados e como podemos fazê-lo.
A maneira mais eficaz de se viver como uma(o) Guerreira(o) Telucama é entender o nosso processo e compreender as nossas reações, faz parte do modo de vida.
Uma(o) Guerreira(o) Telucama, preocupa-se e pensa serenamente antes de tomar qualquer decisão. Porém uma vez tomada a sua decisão, seja qual for, ela(o) segue o seu caminho livre de preocupações e pensamentos; pois sabe que existem outras mil decisões a sua espera com outras perspectivas. Pois cada circulo novo, outras decisões e novos pensamentos precisam ser processados.
Uma(o) guerreira(o) Telucama sabe que os seus problemas de hoje serão apenas a sua história de amanhã, e se não pode escrever uma história interessante neste circulo que se fechou, com certeza vai investir energias diversificadas no próximo circulo para que esse seja mais interessante, por isso a(o) Guerreira(o) Telucama não desperdiça energias desnecessárias em círculos que já foram fechados. O espírito da Guerreira(o) Telucama está orientado pelo universo, no sentido da luta mantenedora e sábia, jamais pelo ganhar ou perder, ambos serão sempre conseqüência da qualidade da luta presente. O único resultado que importa é a conquista real da evolução coletiva e individual, pois cada batalha é como se fosse a última, com a mesma emoção da primeira. E enquanto trava sua batalha, a Guerreira(o) Telucama sabendo do quanto são estranha gente, ri-se. A(o) Guerreira(o) Telucama abomina aqueles que consomem a sua existência, vislumbrando só as vitórias e os louros dos grandes resultados, pois sabemos da grandiosidade que é vivenciar intensamente as batalhas e entendemos que a vitória não está em vencer algo ou alguém, mas é principalmente vivenciar a batalha, vitórias e derrotas sempre são a mesma coisa, depende do ângulo que se analisa.
A(o) Guerreira(o) Telucama sabe que os inúmeros caminhos que nós percorremos na vida são árduos, cheios de bloqueios, mas são os nossos caminhos, e percebemos o que é importante realmente, que encontramos ao longo do caminho. É necessário lutar sem desistir, sem hesitar até o fim. A importância de tudo está em toda parte, principalmente dentro de nós.
Uma(o) Guerreira(o) Telucama sabe desta confusão aparente e aprende a encarar as coisas como elas são, vivê-las intensamente. E assim, a(o) Guerreira(o) Telucama encara o mundo como um mistério infindável que as Bruxas curtem como uma estranha loucura. Para uma(o) Guerreira(o) Telucama não existe nada fora de controle quando se está em perfeita sintonia com as leis que regem o universo, e a sua vida é um constante exercício de estratégia.
Uma das maiores fontes da sabedoria de uma(o) Guerreira(o) Telucama é nunca ter pressa para as suas realizações, pois sabe que TEMPO é pura energia condensada, e se faz mau uso dela, reduz sua capacidade de percepção e se torna suscetível aos imprevistos.
Graça Azevedo/Senhora Telucama
Celebramos o LAMMAS(primeira colheita) dia 30 de janeiro. Foi a minha primeira celebração junto a familia Telucama.