sexta-feira, 31 de agosto de 2007

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sacerdócio


Existem muitos sacerdotes que não possuem o preparo ideal para a função que exercem e muitos bruxos que já poderiam ser sacerdotes. Há muita confusão ainda em cima do tema... Alguns têm em sua concepção que só cabe a essa categoria aqueles que possuem o “controle do controle”, ou seja, a caixa de pandora e o poder de domínio sobre os quatro elementos. Outros acham que ler um pouco mais de livros e frequentar todos os rituais é denominado sacerdote. Aprendi a nunca ficar nos extremos, pois o equilíbrio é sempre a melhor opção. Há alguns anos atrás, pensava que a palavra sacerdócio estava ligada ao tempo em que você pratica a magia, assim, quanto mais tempo de prática, mais perto você estaria do sacerdócio. O que é uma grande besteira também, pois as pessoas são todas diferentes e cada uma possui seu tempo. Agora uma pergunta polêmica: Será que qualquer bruxo pode se tornar sacerdote??? Não acredito nessa possibilidade. Existem pessoas que não levam o menor jeito para isso e também não possuem essa vontade. Aqueles que acreditam que sacerdócio está ligado ao poder, desistam da função ou se atualizem, pois esse cargo pode ser relacionado a espiritualidade, pois é ele o responsável pelo desenvolvimento espiritual dos outros membros do Covén. É o Sacerdote, a Sacerdotisa ou ambos que nos mostram os mistérios, ensinam, treinam e preparam para o vencimento dos obstáculos que virão. Eles não fazem a tarefa pela gente, mas dão as ferramentas para que possamos fazer as mesmas. Quem conhece me pessoalmente, sabe bem o quanto estou me esforçando para tornar me uma Sacerdotisa..., pois o Sacerdócio em Magia Tradicional não é fácil, possui muitos obstáculos. Mas estou disposta ir a luta, enfrentar todas as provas que os Deuses colocarem em minha vida. Sei que não se tratará apenas de conduzir um ritual, mas uma série deles, onde o que estará em jogo é o futuro dos meus iniciados. Lembrando sempre que tudo que ele fizer, refletirá em me, uma vez que serei eu a abrir as portas deste mundo para eles. Por isso, devemos ter consciência do nosso papel no Sacerdócio, observar sempre quem estamos iniciando e não devemos julgar pelas aparências, pois elas enganam e muito.


Tradições de Stregheria



A Stregheria contém em si várias ramificações que são chamadas de Clãs ou Tradições. Um Clã é formado por um conjunto de regras, liturgias, mitos e práticas em comum, onde os Stregoni(bruxos) e Streghe(bruxas) estão ligados entre si pela linhagem.
Stregheria, Stregoneria ou Bruxaria Italiana são os nomes dados a Velha Religião (Vecchia Religione) da região da Itália. Religião natural e mágica baseadas em ritos agrícolas e de fertilidade que se desenvolveram dentro da península itálica..., sofrendo influencias de diferentes povos: romanos, gregos, celtas, latinos... Culto Pagão com origens nos velhos Mistérios Egeus-Mediterrâneos, a Stregheria é uma Religião Iniciática composta de diversas Tradições, na maioria Hereditários e extremamente herméticos. Vale ressaltar que Stregheria, ao contrário do que muitos erroneamente pensam, não é Tradição de Wicca.
O Culto das Streghe centra-se na figura da Deusa Diana e seu irmão e Consorte Dianus Lucifero. Uma antiga lenda nos conta que no século XIV, Diana vendo os homens sendo oprimidos por senhores ricos e pelo clero Católico, enviou sua filha divina Aradia (Herodias) para a Terra, a fim de libertar as pessoas da escravidão e trazer o reflorescimento da Velha Religião. Aradia passou a ensinar seus discípulos na região central da Itália, próximo ao Lago Nemi, aonde se situa as ruínas do Antigo Templo de Diana Nemorensis.
O Culto Streghe é um culto lunar, centrado nas Celebrações da Lua Cheia (Veglioni), onde são feitas orações para Diana, cantos, danças e banquetes de pães e vinhos.
A Stregheria passou a ser conhecida graças ao folclorista Charles G. Leland, que no final do século XIX escreveu obras sobre o tema, entre as quais se incluem Aradia, Il Vangelo delle Streghe Italiane e Etruscan and Roman Remains in Popular Tradition. Leland conseguiu este material na Florença, onde mantinha contato com mulheres que se intitulavam Streghe (Bruxas em Italiano).
A maioria dos Clãs de Stregoneria são Politeístas, tendo um Panteão cheio de Deuses, Semi-Deuses e Raças de Espíritos, todos eles criados das deidades supremas que são
Diana e Dianus Lucifero.
As bases dos mistérios Stregonesci vieram principalmente de influências Etruscas.
Existem diveros Clãs dentro da Stregheria, entre os quais: Animulare, Tanarra, Clã Nemorensino, Janare (Streghe de Benevento), Tradição Aridiana, Tradição Ariciana, Fanarra, Mache, Bazure, Clã Umbrea etc.

Diana, La Regina delle Streghe (Diana, a Rainha das Bruxas) é a mais alta divindade dentro da maioria dos Clãs de Stregheria, a Bruxaria Italiana. Também conhecida como
Tana, Atimite, Jana, Uni, Nix e Fauna, Diana é a mãe de Aradia e irmã/mãe/consorte de Dianus Lucífero.

Lucifero ou Lúcifer é o antigo nome do Deus Romano do Esplendor. Senhor da Estrela Matutina e Vespertina. Foi posteriormente associado ao Diabo Cristão. Vale ressaltar que o Lúcifer (diabo) judaico-cristão, por seu pleomorfismos de atuações pode ser considerado o deus Lucifero, sob uma optica cristã.
Dianus Lucifero (Divino Portador da Luz) também é conhecido como Dis em seu aspecto de Deus da Morte e do Além Mundo e Lupercus em seu aspecto de Criança da Promessa, portador da esperança e da Luz.
Dianus Lucifero é dotado de três aspectos:
O Cornífero - Senhor das Florestas Selvagens e Deus da Fertilidade, Sexualidade, Vida e Morte.
O Encapuzado - Senhor dos Campos e das Plantações. Rei da Colheita e Senhor da Flora; Rex Nemorensis; semelhante ao Greenman dos celtas.
O Ancião - Senhor da Sabedoria e Guardião dos Santuários.
O Culto da Stregheria ao Deus Dianus Lucifero está intimamente ligado aos antigos Mistérios do Deus Etrusco Tagni, e aos Deuses Clássicos como Pã, Baco, Dioniso e Apolo.



A Bruxaria Tradicional e a Bruxaria Moderna


Há uma grande confusão, entre os leigos, acerca de Bruxaria Tradicional e Bruxaria Moderna. A Bruxaria Tradicional tem suas raízes aprofundadas através do período pré-histórico, podendo ser considerada em parte irmã e em parte filha de antigas práticas e cultos xamânicos. Historicamente, tal e qual os xamãs, o papel social das bruxas tradicionais era basicamente dividido entre a prestação de auxílio à população na cura de problemas de saúde (problemas da carne, da psiquê e do espírito) e o contato com os espíritos dos mortos e dos deuses (encaminhamento de espíritos recém-desencarnados a seu destino, obtenção de favores da Deusa e/ou dos Deuses, previsões do futuro para facilitar a tomada de decisões tanto no nível pessoal quanto para a comunidade - neste último caso a leitura do futuro seria para os chefes).
A Bruxaria Moderna, por outro lado, embora se relacione firmemente com a Bruxaria Tradicional, surge historicamente com Gerald Gardner, com a criação da Wicca no ano 1950 da Era Comum. Apesar de a Bruxaria Tradicional, ao longo de seus estimados mais de 20.000 anos de existência, ter vindo absorvendo elementos estranhos a suas raízes ancestrais, sendo uma religião viva e que evolui continuamente, seu eixo fundamental é bastante distinto do da Bruxaria Moderna, pois Gardner não apenas adotou novos elementos, mas tornou alguns destes em bases fundamentais da Wicca, amalgamando de forma indissolúvel o que teria aprendido como iniciado na Bruxaria Tradicional com conhecimentos adquiridos junto ao druidismo e conceitos de origem claramente oriental. Agrava-se a confusão entre bruxaria moderna e bruxaria tradicional ao ter se tornado recorrente o uso da expressão "wicca tradicional" para designar aqueles cuja linhagem iniciática remonta a Gerald Gardner.




TEMPLO CASA TELUCAMA




UM TEMPLO DE TRADIÇÃO MILENAR

Os ancestrais celtas que viveram mais de 10 séculos antes de cristo, eles celebram o Deus sol e a grande Deusa, a natureza. É da grande Mãe Natureza, segundo os ensinamentos passados de geração em geração, que as bruxas tiram a percepção para os mistérios da vida. Entre os povos celtas, que ocuparam quase toda a Europa, as mulheres detinham o conhecimento da cura através das ervas, a educação e a força da preservação da espécie através da procriação.
Telucama é o nome da casa quer dizer terra, lua, caminhos da magia. O templo tem origem celta portuguesa e chegou ao Brasil em 1917 com Chica Cruz, avó da atual suma sacerdotisa do templo. No Templo Casa Telucama, bruxas e bruxos levam sete anos para ser graduados. Os postulantes usam branco, os iniciados preto. Lá funciona uma escola iniciática de bruxaria tradicional, casa de banhos sagrados e  alojamento. Durante o tempo de estudo, todos são livres para continuar ou seguir o próprio caminho.
Os símbolos estão por toda parte. A inspiração vem da natureza. As oferendas vão para os quatro elementos: terra, água, fogo e ar. As vassouras e caldeirões fazem parte do cenário da casa. Tudo tem um significado especial. As bruxas se reúnem em escolas iniciáticas, que chamam de Coven, para estudar, resgatar os valores dos antepassados, proteger os ensinamentos, passar a tradição oral para as próximas gerações. Para as bruxas telucama, bruxaria é força do bem.
Quando o dia chega ao fim, é hora de se despedir do Deus Sol e celebrar a lua com cânticos rituais, em volta do fogo.
SUMA-SACERDOTISA, Graça Lúcia Azevedo, atual Senhora Telucama do Templo Casa Telucama, Localizado em Lauro de Freitas, Bahia.
Herdou o Cargo de Sacerdotisa em Janeiro de 1963, quando tinha 14 anos, poucos dias antes do falecimento de sua avó Chica Cruz, Suma-Sacerdotiza do Templo em Portugal.
Graça não continuou com o Templo nesta época, pois buscava outros caminhos dentro da Bruxaria, Em sua primeira viagem a Portugal em que iria buscar as origens na Bruxaria Celta Portuguesa - tradição do Templo Casa de Telucama - Conheceu Rama de Oliveira e Douza Karlinhuek duas Sacerdotisas que seguiu por 15 anos.
No dia 11 de Maio de 1978 o Templo Casa de Telucama foi reaberto e continua a existir até hoje.
Graça é artista plástica e educadora, escreve livros infantis e dirige peças teatrais, além de escrever muitos artigos e textos sobre Bruxaria.
Em relação à verdadeira Bruxaria que visa à valorização do potencial espiritual de cada um costuma dizer: “A verdadeira missão da minha alma é servir de ponte para unir: Passado, presente e futuro, através do instrumento maior e mais complexo da humanidade: O AMOR.
O TEMPLO CASA TELUCAMA é um espaço sagrado de BRUXARIA TRADICIONAL de origem celta, voltado para a valorização do ser humano, através da iniciação formal, vivências de autoconhecimento, celebrações, cursos, rituais, palestras, que visam levar a viver na BRUXARIA a sua mais pura essência e a reflexão sobre o atual momento da vida, fomentando o despertar da Deusa interior, a sua relação com o mundo enquanto BRUXAS (Os).

sábado, 18 de agosto de 2007

ORAÇÃO PARA HÉKATE )O(


Senhora de toda a vida,

Aquela que tudo pode!

Venho agradecer-te por toda a vida,

Obrigada pela roda do tempo e o ciclo da vida,

Posso senti-la a cada pulsar e respiração.

Transforme minha vida e meu caminho,

Que eu siga a estrada da verdade e da luz.

Erga Tuas tochas para eu passar, guia-me!

Faça de mim o Seu instrumento,

Que por onde eu passar, possa deixar a Tua marca,

Que Teu açoite, athame e tochas estejam sempre a meu favor,

Bela de minha devoção...

Que minha fé em Ti seja crescente!

Que assim seja...!

Minha foto
Salvador, Nordeste, Brazil
Busque o sentimento da felicidade no interior de sua alma, pois a alegria de viver é o resultado da harmonia de seus pensamentos e sentimentos. Todos os dias amanheça sorrindo para a vida, para que ela possa coroá-la com sucessos e realizações. Agradeça aos Deuses pelo milagre da vida e pelas pessoas que amam você!!!