segunda-feira, 29 de março de 2010

Ventos Outonais de Mudança...



-->
No outono, as árvores perdem suas folhas abrem mão de partes suas outrora vitais para, dentro do ciclo vital da Roda das Estações, dar lugar ao novo, reciclar, transformar, restaurar, prosseguir.
Há muito a se aprender com as árvores, não por acaso, a própria palavra “Mago” significa “aquele que tem a sabedoria do Carvalho”. No outono, temos a chance de entender o processo de abrir mão de algo que nos é precioso, nossas “folhas” para ingressar num novo estágio do ciclo vital, para dar continuidade as novas metas e perspectivas.
Para tal, se faz necessário que nos preparemos, não só psíquicamente, mas espiritualmente e fisicamente.
O ato de descansar adequadamente é tão importante quanto à deliberada conduta de realizar uma ação durante os momentos em que a pessoa esteja acordada, pois o corpo, a mente e os sentidos possuem uma inerte programação que requer, frequentemente, doses de relaxamento para que o processo de auto recuperação seja pleno e natural.
Na vida atribulada, competitiva e acelerada que as pessoas enfrentam no quotidiano, uma das premissas demandadas pelas organizações é a necessidade de que as pessoas, cada vez mais, contribuam com o máximo de suas capacidades mentais, emocionais e físicas para alcançar resultados pré-estabelecidos.
Ademais, existe uma perene necessidade humana de encontrar um lugar onde o indivíduo possa intercambiar seus conhecimentos e habilidades por um trabalho que lhe retribua recursos financeiros com o qual a pessoa possa viver e sustentar seus dependentes.
Como resultado, um constante estado de estresse, ansiedade e inquietação permeia o quotidiano humano causado pela demanda de melhores qualificações, melhores resultados, maior oferta de mão-de-obra qualificada e mais recursos para satisfazer os desejos e necessidades que emergem com a idade e o ambiente onde a pessoa habita.
Então, as pessoas que vivem neste incessante estado de pré-ocupação mental e emocional, raramente, conseguem regressar ao lar e, deliberadamente, sentar no sofá ou deitar na cama e ter plenos momentos de relaxamento e tranqüilidade e, como consequência, vários subsídios, aparente e ilusoriamente, eficazes começam a invadir o quotidiano pessoal como, por exemplo, drinks, tranqüilizantes, drogas, inter alia.
No entanto, no momento em que uma pessoa se conscientiza dos benefícios que são brindados ao corpo, à mente e aos sentidos quando ela vive uma noite ornamentada por um sono profundo ou instantes de absoluto relaxamento, ela começa a questionar-se sobre o ciclo diário que a realidade apresenta e, consequentemente, ela objetivamente decide adentrar uma senda de mudança que a conduzirá a outro modus vivendi.
Assim sendo, tal pessoa começa a re-organizar o seu quotidiano para que, diariamente, pelo menos por alguns minutos ela possa sentar no sofá e escutar uma música relaxante, ou visitar um parque ou outro lugar onde a natureza seja rodeada por tranqüilidade e serenidade ou, talvez o mais importante, ir deitar antes de estar completamente exausto e fazer exercícios de respiração, ou de conscientização da necessidade de relaxamento ou orações cujo objetivo é, paulatinamente, deixar as preocupações ou demandas do dia para trás com o intuito de ter uma noite permeada por um sono completo e revigorante.
Assim é preciso que observemos o DIA PRESENTE: HOJE.
O dia de hoje, não pode escapar pelos vãos dos dedos, não é apenas mais um dia, é toda uma vida que é representada pelo passar das horas. Tudo depende do estado de espírito:
Para aquele que tem fé e determinou a sua própria vitória, o sol nunca brilhou tão forte, as energias da manhã revigoram e trazem a certeza de que mais dia, menos dia, o sucesso, o amor, a conquista dos sonhos, vai virar realidade, e os problemas serão sempre, apenas o tempero de cada realização.
Graça Azevedo/Senhora Telucama

Nenhum comentário:


Minha foto
Salvador, Nordeste, Brazil
Busque o sentimento da felicidade no interior de sua alma, pois a alegria de viver é o resultado da harmonia de seus pensamentos e sentimentos. Todos os dias amanheça sorrindo para a vida, para que ela possa coroá-la com sucessos e realizações. Agradeça aos Deuses pelo milagre da vida e pelas pessoas que amam você!!!